Moda sustentável

O que torna uma marca sustentável?

Sabemos o quão necessário e urgente é repensarmos a forma de produção e consumo, para contribuir com a preservação e desenvolvimento do planeta. Muito se fala sobre marcas e produtos sustentáveis, não é mesmo? Mas, diferente do que muitos imaginam, o conceito de sustentabilidade vai além da questão ambiental, englobando outros fatores fundamentais para o desenvolvimento humano.

Mas afinal, o que torna uma marca sustentável?

 

Marca sustentável

O conceito de sustentabilidade está relacionado às ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais da sociedade, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Em busca do desenvolvimento social e econômico, é preciso garantir a preservação do meio ambiente em consonância com a qualidade de vida de todos.

Uma marca sustentável não é regida apenas pelas normas ambientais e pelo plantio de árvores. O compromisso com a sustentabilidade deve estar presente em toda a cadeia produtiva, desde o fornecimento da matéria prima até a entrega do produto ao consumidor final. Práticas como diminuição do desperdício, reaproveitamento de materiais, tratamento da água utilizada no processo produtivo são fundamentais.

Outro aspecto importante é a atenção que uma empresa dá aos recursos humanos envolvidos na produção e comercialização de suas mercadorias ou serviços. É preciso comprometimento com os colaboradores, promovendo boas condições de trabalho e benefícios, e também realizar um comércio justo com seus parceiros e fornecedores.

Mais do que criar um produto, a marca sustentável é responsável pelo equilíbrio entre o processo produtivo, a natureza e pessoas, pois todos nós fazemos parte de um grande ecossistema. A busca constante por uma produção que impacte minimamente na natureza, garante, cada vez mais, segurança, bem-estar e transparência ao consumidor e aos colaboradores, evitando prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

 

Sustentabilidade e negócios

Além dos benefícios para o planeta e a sociedade, as marcas comprometidas com a sustentabilidade atraem parceiros e consumidores que compartilham dos mesmos interesses e causas. Esse é um nicho do mercado que vem crescendo de forma exponencial e despertando o interesse de investidores do mercado interno e externo.

Traçar estratégias sustentáveis promove benefícios para a natureza, para a sociedade e para os seus negócios. Abrace essa causa!